Localizada em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, a Metalnox iniciou suas atividades em 1982. Começou sua trajetória fabricando calhas de chuva e peças especiais para as residências e empresas da cidade e região. Desde o início das atividades, a empresa comandada pelo empresário João Pereira, estava focada na inovação e visualizava a necessidade da fabricação de novos produtos para poder expandir seus negócios. Em 1986, após a aquisição de uma pequena fábrica de máquinas têxteis, a Metalnox iniciou a fabricação de máquinas em aço inox, para tinturarias.

Foi assim que surgiu o nome atual da organização: Metal e Inox resultaram em Metalnox. Seguindo seu perfil de expansão, a empresa incorporou novos produtos a sua linha. A Metalnox passou a fabricar mesas térmicas e polimerizadeiras para estamparia. Ao completar 10 anos de existência a fábrica de calhas foi vendida e a empresa passou a dedicar-se exclusivamente a fabricação de equipamentos direcionados a estamparia.

Em 1994, a empresa passou por um grande momento, quando o empresário João Pereira visitou pela primeira vez uma feira de serigrafia nos Estados Unidos e trouxe como novidade as prensas térmicas. A Metalnox passou a fabricá-las e desde então esse produto tem sido o carro chefe da empresa. Atualmente fazem parte dessa linha as Prensas Térmicas, Polimerizadeiras, Calandras e Dobradeiras.
Em 2006, após longas pesquisas, a Metalnox ampliou seus negócios buscando atender o mercado moveleiro e de decoração.

Neste novo mercado a Metalnox passou a produzir puxadores de alumínio. Com uma linha moderna e de alta qualidade a Metalnox Puxadores vem se firmando no mercado e se aprimorando dia a dia na fabricação e na comercialização desse produto.

No ano de 2007, novamente buscando diversificar sua linha de produtos, a Metalnox percebeu que o mercado passou a utilizar as tradicionais prensas térmicas para realizar aplicações em diversas novas superfícies, além dos tecidos.
Aproveitando essa oportunidade, a empresa lança sua própria linha de insumos para personalização através das prensas térmicas. Hoje, a empresa oferece mais de 400 produtos que atendem o mercado de brindes e presentes.

Com o passar do tempo a Metalnox Foto Produto ganhou uma sede própria para dar maior suporte logístico aos seus clientes, atuando fortemente no mercado de fotografia, produtos personalizados e brindes promocionais, hoje a Metalnox Foto Produtos ocupa uma posição de destaque em relação aos seus concorrentes sendo a maior distribuidora de foto produtos do Brasil. Atuando também no mercado internacional exportando seus produtos para o mundo todo.

Sempre em busca de novidades a Metalnox participa constantemente de feiras internacionais e eventos. A empresa já participou de feiras nos Estados Unidos, Alemanha, México, Colômbia, Argentina, Peru, Espanha entre outras.

Em 2010 a Metalnox Puxadores também acrescenta a sua linha de produtos ferragens e acessórios para móveis. Onde passa a oferecer uma gama maior de produtos e soluções para seus clientes. Esta mudança faz com que o nome da marca mudasse para Metalnox Ferragens.

Seguindo o ritmo de expansão empresarial, a Metalnox abre duas filiais distribuidoras para dar suporte logístico, uma em Fortaleza – CE e outra em Serra – ES. A abertura do centro de distribuição no nordeste fez com que a Metalnox expandisse suas operações e partisse para o mercado de vidros planos para a construção civil, surgindo daí a JJI Vidros.

No ano de 2014, inaugura a Metalnox Digital, uma empresa dedicada a fabricação de Impressoras Digitais para grandes formatos (Wide Format) e também Impressoras para estampa direta no tecido (Direct To Garment). A Metalnox Digital está dedicada a fornecer ao segmento têxtil equipamentos de alta tecnologia e qualidade sempre fiel ao seu lema:

Crescer não é evoluir, crescer é ficar maior, evoluir é ficar melhor.